top of page
Search

Abóbora Doce

Se pensarmos com calma e nos abstrairmos da realidade atual, podemos chegar á conclusão que a escassez de bens, que antigamente se fazia sentir, era o mais próximo do que nós agora chamamos de sustentabilidade. Essa escassez obrigava a que nada se perdesse, que tudo se aproveitasse à exaustão. Devemos pensar que técnicas e termos que estão agora tão na moda, como fumados, fermentações, curas, não eram nada mais nada menos do que processos de conservação, quando o frigorifico era uma miragem.

Quando a fruta, era em excesso, havia sempre uma azáfama à volta dos tachos. A entreajuda era enorme, enquanto eu descasco, tu tiras os caroços, outro começa a pesar.


Era assim a euforia da produção de doces, ou compotas como é mais comum falar. E era de tudo e mais um pouco. Qualquer fruta que estivesse no limiar de se estragar, acabava num tacho embalada em açúcar. Mas nem só de fruta eram feitas, também de legumes, com a abóbora a encabeçar as fileiras. Os doces mais interessantes que já provei e que me despertaram mais curiosidade até hoje foram de curgete e pimento.

Agora em tempo de Inverno, temos sempre uma abóbora a mais, nunca sabemos o que lhe fazer. Vamos então descascá-la e tirar-lhe as sementes, depois cortar em cubos pequenos. Feito isto, num tacho colocar a abóbora e o mesmo peso em açúcar, um pauzinho de canela e acender o lume, a meio gaz. Quando levantar fervura diminuir e deixar cozinhar bem até atingir o ponto que pretendemos para a compota. Se tivermos dúvidas, colocamos uma colher de doce num prato frio e vemos se tem a consistência dos doces, a que estamos habituados. Antes de colocar em frascos, podemos juntar umas nozes se assim gostarmos, e não esquecer de retirar o pau de canela. Fechar os frascos só quando a compota estiver bem fria.

Será um acompanhamento perfeito para um bolo, ou porque não pensar em algo mais diferente? Grelhar um peito de frango e servi-lo com uma salada de agrião, temperada com uma colher de compota de abóbora, sal, pimenta e azeite.



ree

Pão de Ló com doce de abóbora



 
 
 

Comments


bottom of page