Doce e fumegante arroz
- Rodrigo Alves
- Feb 10, 2021
- 1 min read
Que cheiro vinha daquele tacho...
- Não lhe posso vender ainda!
- Então porque?
- Ainda está quente, acabou de ser feito agora.
- É esse mesmo o truque, quente é melhor!
Pois falo de arroz doce, nunca me vou esquecer que uma senhora não me queria vender, um fumegante e acabadinho de fazer arroz doce, porque para ela e muita gente, arroz doce tem de ser frio.
Salvo, a necessidade de uma ida rápida á casa de banho mais perto de si, haverá melhor forma de degustar esta tradicional sobremesa?
Para que não continuem a salivar por não saber como o fazer, o plano é este, num tacho colocar 200g de arroz, cobrir com agua, uma colher de manteiga, pitada de sal e casca de limão, deixar cozinhar ate ficar meio cozido e a agua quase evaporar, nessa altura juntar 1l de leite que já estará ao lume e bem quente, quando o arroz estiver bem cozido, e só nessa altura (pois se for antes o arroz não irá cozer), acrescentar 200 g de açúcar.
Depois de reduzir e estar cremoso, retirar o limão, á parte bater 3 gemas de ovo, às quais se junta um pouco do arroz doce que temos ao lume, para temperar e as gemas não talharem, feito isto, estamos quase prontos, é só juntar ao tacho, cozinhar mais um pouco e já está .
Deitar em taças, se forem de barro, tanto melhor, dar um berro para convocar a família rodear a lareira de bancos, e será uma vergonha se algum grão de arroz sobrar depois de a conversa acabar.





Comments