Não sejas nabo!
- Rodrigo Alves
- Feb 23, 2021
- 2 min read
Há produtos que por serem muito consumidos em certo espaço temporal, deixam de ser apreciados e são ate tratados como um produto a evitar. Podemos como exemplo falar da cavala, foi tão consumido em tempos e era de acesso fácil, que o tornou um produto barato em comparação com a sardinha. Isto fez com que a cavala fosse desprezada e ate se dissesse que não tinha valor ou que não era boa. Felizmente nos últimos tempos muita gente a recuperou e hoje por outro lado se leva ao exagero e se usa e abusa deste peixe, será que nunca vamos conseguir um meio termo? Para que os produtos não fiquem em risco ou por outro lado não sejam odiados.
O nosso actor principal de hoje não é um peixe, mas sim um tubérculo, o nabo. Quando as condições de vida eram piores e pouco havia que comer, o nabo por ser de facil trato e acesso facil, formava com a batata um duo de alimentos principais, para as pessoas e até para os animais. Bem me lembro das panelas de ferro ao lume com nabos a cozer, para depois servirem de alimento aos porcos. Não seria por isto que os porcos também era um alimento bem mais saboroso? Por serem criados com bons legumes e bons alimentos.
Mas lá está, o nabo foi tão usado que deixou de se pensar nele de uma forma criativa, serve apenas para estar presente nos cozidos de carnes ou para dar nabiças, essas já com um uso mais habitual, em esparregados ou salteadas.
Gosto de um bom esparregado, já vi varias formas de o fazer e já experimentei outras tantas, a forma como me aquece mais a alma, é aquela que a minha mãe sempre usou, mas acho que aqui o fator afectivo e a memória são o principal. O processo é muito simples, corto as nabiças como de caldo verde se tratasse, mas não tão fino. Depois, num tacho coloco azeite e alho laminado. Quando estiver bem quente junto as nabiças e deixo cozinhar. Assim que comecar a secar junto leite e deixo cozinhar bem. Depois de bem cozidas tempero com sal, pimenta preta, um pouco de vinagre a gosto e envolvo tudo juntando uma colher de farinha. Está pronto a ir para a mesa.
Com o esparregado feito, hora de fazer outro acompanhamento, laminar dois nabos bem finos, colocar numa taça, juntar uma pera cortada em meias luas e temperar com sal, azeite e sumo de meio limão. Na hora de servir juntar umas sementes de girassol tostadas.
Espero que gostem!

Salada de Nabo e Pera




Comments