top of page
Search

Porco e Ananas.

Confesso que cada vez mais gosto de acompanhar um bom pedaço de carne com fruta ou legumes, fugir do arroz, massa ou batatas, há tanto por explorar, e por vezes tão perto de nós, que quase é um crime, não aceitarmos o desafio. Nisto de cozinhar, erramos muitas mais vezes do que acertamos, mas quando fugimos da rotina e acertamos, é tão bom, gratificante e prazeroso.

A maior parte das vezes, é só fazer o que os nossos antepassados faziam e nós esquecemos.

Por exemplo, já experimentaram uma alface grelhada, regada com azeite e uma pitada de sal?

Que delicia, que fuga ao normal e ao mesmo tempo uma nova ideia para no Verão não deixarmos estragar a alface que a vizinha nos deu. Chega a uma altura em que já ninguém aguenta salada de alface(excepto a minha esposa, ela pode comer salada de alface todos os dias, e diz que era pouca).

E Porco e Ananás? Um clássico, hoje foi o almoço, com um pequeno toque de diferença, no porco, pouco que enganar, num tacho que possa ir ao forno, selei a carne em azeite, depois temperei com sal, massa de pimentão, tomilho, louro, pimenta, sal e vinho branco, tapei o tacho e levei ao forno médio, não vos digo tempo nem temperatura, porque depende do tamanho da peça, do corte, do forno, de vários factores, com a experiência, acham o vosso próprio ponto da carne.

Num tacho refuguei meia cebola em azeite, juntei meio ananás, cortado em cubos, depois de bem caramelizado juntar um pouco de vinho branco e cozer bem, triturar até ter um puré homogéneo e sedoso.

Da outra metade do ananás, cortar pedaços em forma de paralelepípedo, e carameliza-los numa frigideira.

E porque não saltear uns espargos? Fica bastante bem com porco também.

Pronto a comer, puré, ananás, espargos, porco e nunca esquecer o molhinho do assado.

ree

 
 
 

Comments


bottom of page