top of page
Search

Rissois

Tenho umas aparas de peixe, esquecidas no frio, que hei-de fazer? Que tal uns rissois? Sempre seguro, saboroso e garantidamente saio em ombros, pois ninguém resiste a um crocante e delicioso rissol.

Começo com o recheio, pois ele vai precisar de arrefecer, primeiro passo e mais importante é fazer um bom molho bechamel, misturo uma colher de farinha bem cheia com uma de manteiga mal cheia e deixo cozinhar bem, aos pouco vou juntando leite , previamente aquecido, sempre mexendo bem com umas varas ,até ter a consistência pretendida, temperar com sumo de limão, sal, pimenta preta e noz moscada, eu prefiro deixar ainda um pouco liquido, pois depois de arrefecer vai espessar, cobrir com película aderente, colocada diretamente sobre o molho e sem deixar bolhas, para não se criar crosta. De seguida uma cebola a refugar em azeite, um dente de alho,folha de louro, juntar as aparas de peixe, e uma pinga de vinho branco, depois de refogado, juntar o bechamel e provar, se estivar com bom sabor, deixar, sigamos.

Bora então deitar literalmente mãos a massa, ponho num tacho uma tigela de agua a aquecer com uma colher de gordura e uma pitada de sal, eu prefiro o azeite, depois de levantar fervura, reduzo ao lume, junto a mesma tigela, agora cheia de farinha e mexo bem até a massa se soltar das paredes do tacho, trabalho-a bem na pedra e deixo repousar uns 20 minutos.

É tempo de tender a massa, é importante que seja bem fina, quando bem fininha, colocar uma colher do recheio, é importante que já esteja frio, e dobrar a massa , cortar, com uma chávena ou com uma carreta, em forma de meia lua, ou como bem nos apetecer, garantir que as bordas ficam bem apertadas. Para finalizar, passar o rissol por clara de ovo, e pão ralado, e fritar a cerca de 170 graus.

Se não tiverem aparas de peixe, pode ser com qualquer coisa, e só substituir pelo que nos apetecer, a imaginação não tem limite.

Ainda bem que tenho o frigorifico cheio de aparas, nem é tarde nem é cedo.

ree

 
 
 

Comments


bottom of page